Aqueles que viajam para Viana do Castelo 1
Viana do Castelo, Europa, Portugal, Visitar

Aqueles que viajam para Viana do Castelo

Viana do Castelo é uma cidade localizada na sub região do Minho que se caracteriza por sua combinação de mar, rio e montanha que a converte num destino de viagem único pelo norte de Portugal.

Se você se identifica com a beleza de sombras geométricas entre os edifícios históricos causados pela luz clara de Portugal e pelo estilo de arquitetura manuelina e barroca, Viana do Castelo irá provar que a sua viagem pelo norte do país além de incrível será de arrancar suspiros e ainda, alimentar o desejo de conhecer mais lugares como este. Quer apostar?

aquelesqueviajam_vianadocastelos4Como faz para chegar em Viana do Castelo?

aquelesqueviajam_vianadocastelos6As cidades na região norte de Portugal são muito próximas, sendo perfeitamente possível viajar até Viana do Castelo num curto período de tempo através das cidades Braga, Porto, Aveiro e Guimarães… Esse “curto” se refere a um período de mais ou menos 1h a 2:30h de viagem de transporte público, ok?

Em alternativa ao carro, o jeito mais prático de chagar até Viana do Castelo é através dos serviços oferecidos pela rede de Comboios de Portugal. Consulte os preços e horários no site da companhia e boa viagem!

Monte de Santa Luzia: o monumento mais icônico

aquelesqueviajam_vianadocastelos15

Impossível escrever sobre Viana do Castelo e não mencionar o Monte de Santa Luzia, o monumento mais icônico da cidade. Qualquer semelhança com a parisiense Sacré Coeur não é mera coincidência. A construção da basílica foi realizada pelo arquiteto Ventura Terra que importou da França os elementos em estilo neo-romântico, neo-gótico e bizantino adotando um gosto super eclético em Portugal.

O monte possui uma vista privilegiada sobre a cidade, mas é na cúpula da basílica que, por apenas 1€ pode delirar-se ao ver Viana do Castelo e sua imensa dimensão numa visão de 360º. Há quem diga que essa é uma das melhores vistas do mundo. Eu é que não vou arrumar argumentos para discordar! Alguém vai?

aquelesqueviajam_vianadocastelos13

Centro Histórico: ver os mais belos e bem conservados azulejos

aquelesqueviajam_vianadocastelos14O Centro Histórico de Viana do Castelo é recheado de ruas e ruelas com prédios que se destacam pelas suas harmoniosas fachadas de painéis de azulejos. Em Portugal, os azulejos são considerados um autêntico extrato da história da arquitetura do país e caminhar pelas ruelinhas de Viana só fará com que tenha, cada vez mais vontade de descobrir novas fachadas e a histórias retratadas em cada um dos painéis tão ricos em cor e traço, tanto que são considerados os mais belos e bem conservados das cidades portuguesas.

Monumentos e arquitetura: contemporâneo x histórico

aquelesqueviajam_vianadocastelos9Não é necessário visitar uma galeria de artes para estar em contato com elementos contemporâneos. Um simples passeio pela Ponte Eiffel, Praça da Liberdade, Biblioteca Municipal e o Centro Cultural de Viana do Castelo darão conta do recado.

Mas se pretende manter-se fiel, e realizar uma visita a monumentos de arquitetura histórica, prepare-se! A lista destes é ainda maior: Igreja da Srª d’Agonia, Castelo de Santiago da Barra, Igreja da Matriz/Sé de Viana, Antigo Paços do Conselho, Edifício da Misericórdia e Igreja… e tem ainda as incontáveis estátuas imponentes espalhadas pelo Centro Histórico.

Contemporâneo ou histórico, ambos são estilos que devem estar presente numa visita a Viana do Castelo!

Núcleos Museológicos: para “dar e vender”

aquelesqueviajam_vianadocastelos12Os museus de Viana do Castelo possuem coleções valiosas que são um verdadeiro convite para uma viagem histórica pelos séculos XVIII a XIX. Peças de vestuário, pinturas, louças, histórias e provas gastronômicas, entre outros atrativos podem ser encontrados no Museu de Artes Decorativos, Museu do Traje, Museu do Pão de Outeiro, Museu do Chocolate, Museu Fábrica da Louça Regional de Viana, entre outros. Só aqui há museus para “dar e vender”, ou melhor para visitar Viana muito mais do que uma única vez, não é?

Navio-hospital Gil Eannes: de navio a museu

aquelesqueviajam_vianadocastelos5Único em Portugal, o Navio Hospital Gil Eannes foi construído em 1955, com a função de apoiar a frota bacalhoeira portuguesa que atuava nos bancos da Terra Nova e Gronelândia. Depois de passar por aquele projeto de conservação e ancorar-se no Porto de Pesca de Viana do Castelo, o navio tornou-se num Núcleo Museológico que conta as histórias vividas em alto mar.

Praias: um lugar estratégico aquelesqueviajam_vianadocastelos3As praias de Viana do Castelo são lindas e, por conta do vento norte tornam-se perfeitas para a prática de surf, windsurf, kitesurf e outros esportes aquáticos.

Um pulinho atá as praias de Viana é indispensável! Independente de ser verão ou inverno, as praias são um lugar estratégico para aquele fim de tarde solarengo com um sol que se põe no mar. Pra mim, não há coleção de sunset sem o de Viana do Castelo.

Ah! São tantas as praias com paisagens deslumbrantes, mas as mais famosinhas são: praia Norte, Amorosa, Carreco, Cabedelo, Pacô e Castelo de Neiva.

Anterior Próximo

Aposto que também vai gostar de:

1 Comentário

  • Resposta ROLANDO GASPAR FERREIRA FERREIRA 27 de agosto de 2016 at 15:40

    Naiara back parabéns por mostrar ao mundo o quanto é belo o nosso minho principalmente a cidade de Braga onde eu nasci . um grande abraço

  • Sou curiosa! Deixe um comentário:

    Adaptado por aquelesqueviajam.com