Workshop pintura de cal: conhecer um Algarve no tempo das casas caiadas 1
Algarve, Europa, Experiências, Portugal, Turismo Criativo

Workshop pintura de cal: conhecer um Algarve no tempo das casas caiadas

A produção de cal artesanal no Algarve é uma atividade antiga e de tradição milenar que durante muito tempo foi um produto de grande valor econômico. O trabalho dependia 100% dos artesãos caleiros: do seu conhecimento empírico, da sua experiência, da sua arte, do seu saber e do seu empenho. O fator humano era importantíssimo! Apesar se ser um trabalho muito duro, era dessa atividade que vinha o sustento de muitas famílias.

Com a introdução e difusão de materiais de construção mais modernos, o cal foi progressivamente perdendo a importância no mercado português e consequentemente o valor econômico que tinha. Em meados do século XX a produção artesanal de cal deixa de existir. E o resultado disso? Muitos dos mestres caleiros desapareceram e com eles grande parte do conhecimento prático.

Mas um trabalho que durante anos teve tamanha importância econômica e também uma influência em boa parte da identidade da região, jamais pode ficar perdida no tempo, certo? Os lugares onde havia produção de cal são dos mais lindos que há na região do barrocal e além de paisagens há fornos de cal desativados e registros históricos de quem neles trabalhou ou os viu cozinhar.

O cal transformou-se uma matéria-prima cultural e turística. E acredite: há muitos mitos e verdades sobre a produção artesanal de cal para descobrirmos. Ou então, inspirar-se nelas para pintar!

Num Workshop de Pintura de Cal, além de escutar histórias de como era o Algarve no tempo das casas caiadas, coloca-se em prática os dotes artísticos para criar tintas coloridas à base de cal e pigmentos naturais para colorir um painel em gesso, madeira, cartolina… Aqui o importante é fazer uma pintura de cal!

aquelesqueviajam_pinturadecal

O Workshop Pintura de Cal com a Barroca – Procutos Culturais e Turísticos foi oferecida pelo Loulé Criativo, parceira do projeto “Aqueles que viajam de bicicleta: o Algarve além das praias“. 

Endereço: Rua da Escola Querença, Faro / Portugal

Contato: +351 964 782 462 | geral@barroca-cultraeturismo.pt

Anterior Próximo

Aposto que também vai gostar de:

Seja o primeiro a comentar!

Sou curiosa! Deixe um comentário:

Adaptado por aquelesqueviajam.com